DIY: transformando vestido em saia

Vestidinho floral, simples, bonitinho, mas… enjoei! Tenho certeza que muitas de vocês já passaram por essa situação. Mas como somos fashionistas, com a gente não tem tempo ruim, né? Enjoou? Bora customizar!!

Eu tenho aqui em casa, uma sacola só com roupas com esse destino: transformação.

A principio eu ia fazer um shorts a partir do vestido em questão rs maaas não teria tecido suficiente, então optei por fazer uma sainha godê de cinturinha mais alta.  Vamos acompanhar a transformação?

Obs.: Peço desculpas desde já pela qualidade das imagens, minha câmera estava descarregada então tirei as fotos com o celular mesmo!


DIY: Transformando vestido em saia


Nível: iniciante (precisa saber o básico de costura)

Você vai precisar de:

- Um vestido que você tenha enjoado.

- Uma tesoura de tecido.

- Elástico.

- Alfinetes.

- Linha da cor do tecido.

- Máquina de costura. (a não ser que você tenha paciência de fazer tudo a mão rs)

 

1. Escolha a vítima da tesoura haha ou seja, escolha o vestido que você quer transformar. No caso, eu escolhi esse tomara que caia floridinho:

2. Imagine o vestido em duas partes: superior e inferior. Corte a parte que você enxerga como sendo a inferior, ou seja, a parte da “saia” do vestido e que daria um comprimento bacana para a sua futura saia.

Cortando o vestido

3. Se você optar por cortar abaixo da cintura, não se preocupe em diminuir a largura, porque depois vamos franzir e isso já “tira” uns bons centímetros do tecido.

4. Abra uma das laterais, desmanchando a costura do lado avesso. Faremos isso para facilitar as etapas seguintes.

5. Ela vai ficar assim, como se tivéssemos acabado de cortar o tecido para fazer uma saia. (Essas pregas já estavam no vestido, mas não dão o caimento desejado, por isso vamos fazer outras!)

6. Faça preguinhas na cintura e prenda-as com alfinete para que não desmanchem até que sejam costuradas (você pode alinhavar antes se quiser). Lembre-se que: as pregas vão “diminuir” a largura do tecido, então se você fizer MUITAS pregas e uma bem pertinho da outra, pode ser que a cintura fique pequena demais e depois você não consiga vestir. Eu fiz muitas porque a minha saia, no caso, estava bem larguinha e eu precisava apertar mesmo.

7. Passe uma costura reta por cima das preguinhas para fixá-las.

Vai ficar assim:

8. Corte um pedaço de elástico que seja menor que a medida da sua cintura, ou seja, se você tem 60cm de cintura, você vai cortar um pedaço de elástico de mais ou menos 50cm, ou menos. Na verdade, eu aprendi que o elástico tem que ser metade da medida da sua cintura, maaaas fiz isso por diversas vezes e ficou apertado demais!! Uma dica que pode ser bem útil, é não medir pela sua cintura e sim pela cintura da saia! Aí é só você cortar uma pedaço um pouco menor, pois você vai esticá-lo para costurar, de modo que a saia fique mais franzida ainda. Ai é só costurar (do mesmo jeito que você costurou as pregas e na mesma altura), esticando o elástico o suficiente para suprir a largura da saia.

Vai ficar assim:

Eu geralmente faço barrinha ou faço um cós, maaas aí já teríamos que dar início a aulas de costura aqui no blog, então vamos deixar assim para facilitar a vida de vocês! hahaha

 

9. Feche a lateral que você abriu no início (do avesso, hein gente, pelo amor de Deus!!). Eu utilizei uma máquina overlock para isso, pois é a que estou acostumada. Mas como a maioria das pessoas não tem overlock em casa, isso pode ser feito com uma máquina reta tranquilamente. Depois é só dar o acabamento em zig-zag. Dá na mesma! Como eu estava com pressa eu não troquei a linha da minha overlock… estava preta eu deixei preta mesmo, porque quem tem overlock sabe como é chato trocar essas linhas!! hahaha mas se vocês querem fazer algo bem feito, usem linha do tom do tecido, pfvr galere.

 

10. E tchanam… a saia está pronta! E o melhor de tudo: como usamos a parte inferior do vestido, já aproveitamos a barra e nem precisamos fazer outra. hehe

 

 

Vamos lááá, fashionistas! Vamos por a mão na massa e dar uma atualizada no guarda-roupa sem gastar dinheiro!!

 

Beijinhos,